24 de outubro de 2016


Chegámos à cidade capital da Colômbia depois de 10 horas de autocarro. A viagem entre Medellín e Bogotá pareceu-nos uma eternidade…

Já não encontrávamos uma posição confortável no banco e desejávamos chegar e descansar. Tivemos o privilégio de ser recebidos pela Rita que nos acolheu com um reconfortante jantar.

A Rita disponibilizou-se para nos receber depois de termos colocado um pedido no grupo de facebook “Portugueses na Colômbia”, no qual nos apresentámos e perguntámos se alguém nos poderia apoiar pelo caminho.

Para além de termos sido recebidos num clima muito familiar, ainda tivemos oportunidade de conhecer um grande grupo de outros portugueses que vivem em Bogotá e usufruir de um par de serões a falar a nossa língua.

Bogotá é uma cidade grande, com muito movimento, trânsito e confusão. Mas não deixa de ter os seus encantos e aqui vos deixo os momentos de que mais gostámos na nossa passagem pela capital colombiana:


Passear por La Candelária

Um dos bairros centrais de Bogotá que guarda a Plaza Bolivar e a coloca em contraste com as ruas inclinadas e de casas colorias que se desenham pela encosta dos cerros de Monserrate e Guadalupe.

É o bairro dos turistas, dos museus, dos monumentos e das igrejas. Dois dos pontos imperdíveis são a Catedral e ao Museu do Ouro. 

Mas há muito mais para ver pelo que recomendo um daqueles passeios descontraídos pelas suas ruas sem pressa e com muita vontade de explorar.





Free Grafitti Tour

Em Bogotá preferimos fazer o free grafitti tour ao invés do mais popular free walking tour e não nos arrependemos!

Há muita arte urbana pelas ruas e passar pelos diferentes grafittis acompanhados de um guia que nos fala dos artistas, dos seus temas e da importância deste tipo de expressão é, de facto, muito interessante.

Com este passeio também ficámos a conhecer o bairro de La Concórdia que contém algumas das ruas mais antigas da cidade.








Subir ao Cerro de Monserrate

Para subir ao cerro é necessário apanhar o teleférico ou o funicular.
O nosso objetivo era ver o entardecer sobre a cidade e por isso deixámos esta atividade para o final do dia.

No topo de Monserrate pode visitar-se a igreja, comer alguma coisa nas várias barraquinhas de comida e até comprar artesanato. Mas o que atrai os visitantes é mesmo a vista fantástica que se consegue ter sobre Bogotá.

A vista durante o dia é muito bonita mas, quando anoitece e as luzes da cidade se acendem tudo ganha uma magia especial.





Visitar a Catedral de Sal em Zipaquirá

Já fora da cidade mas perto o suficiente para se ir e regressar no mesmo dia, fica a cidade de Zipaquirá.

A cidade em si é bonita e pitoresca. Para além disso, ainda apresenta como principal atração a grande mina se sal e em particular a catedral construída no seu interior.

Dentro da catedral podem visitar-se os vários corredores e as três naves que a compõem. Para além disso também se assiste a um vídeo que apresenta a história da mina, pode-se contemplar um bonito espelho de água e também ter uma breve experiência em que nos colocamos na pele de um mineiro e vamos extrair algumas pedras de sal da mina, tal como se fazia antigamente quando todo este trabalho era manual e muito exigente.






Na verdade não faltam razões para visitar Bogotá. Vão até lá que a cidade espera-vos por entre muito movimento e modernidade.


0 comentários:

Enviar um comentário