24 de outubro de 2016


Dizem que as mulheres da Medellín são as mais bonitas de toda a Colômbia e isso poderia ser por si só uma justificação para muito boa gente a visitar a cidade.

Mas não são apenas as mulheres que brilham em Medellín.

A cidade está a viver uma espécie de “renascer das cinzas”. Há uma vontade visível nos habitantes de neutralizar o passado mais escuro que aqui se viveu. Toda a má fama que Medellín ganhou devido ao narcotráfico e ao famoso Pablo Escobar é algo que começa a fazer parte do passado, dando agora lugar a uma cidade calma, segura e com várias políticas que a tornam atraente para viver e passear.
Um dos aspetos que me chamou mais a atenção foi o sistema integrado de transportes que, apesar de ser bastante concorrido, funciona muito bem. Inclusivamente foi incluído neste sistema de transportes públicos um teleférico que liga vários dos bairros mais pobres ao centro da cidade. Cada passageiro paga apenas 2000 pesos por viagem, o equivalente a cerca de 60 cêntimos para utilizar um transporte eficaz, limpo e rápido.

Centro Administrativo de Alpujarra

Praça das Luzes

Estátuas de Botero

Praça Botero

Teleférico
Por estas e outras razões vale a pena visitar Medellín e aqui vos deixo algumas sugestões para aproveitar bem a passagem pela capital dos Paisas (assim se chamam os habitantes que vivem na região de Antióquia, da qual Medellín é a capital):


Conhecer o Barrio El Poblado
Foi aqui que ficámos hospedados na casa de uns portugueses – amigos de amigos – que nos receberam super bem!

A Inês, Paula e Daniel quando nos levaram a passear ao Pueblito Paisa
Este é o bairro mais cosmopolita de Medellín. É uma zona moderna, cheia de cafés, restaurantes, lojas e vários parques para passear e descansar.

É aqui também que existem muitas opções de hospedagem para os turistas, desde os económicos hosteis até aos hotéis mais luxuosos.


Free Walking Tour

Esta é uma experiência que vale verdadeiramente a pena. Os free walking tours são realizados em diversas cidades do mundo e, tal como o nome indica, são tour grátis realizados por um guia que deve ser recompensado com uma gorjeta simpática no final.

Neste tour conhecemos o centro de Medellín de uma forma muito completa, passando pelos principais lugares e visitando até algumas zonas supostamente não tão aconselhadas a turistas mas que fazem parte do coração da cidade e que merecem ser conhecidas para ficarmos com uma ideia mais completa do quotidiano.

A guia que nos levou era uma ótima contadora de histórias e conhecia bem os factos históricos de Medellín, o que tornou o passeio muito interessante.

Praça Botero

Em dia de jogo de futebol muitas pessoas se vestem com as cores da Colômbia

Catedral

Vendedor de Chapéus na Praça Botero

Paragem Final do Free Walking Tour

Parque Arvi

Para chegar a este parque, que é um verdadeiro pulmão verde na cidade, é necessário apanhar o tal teleférico que passa pelos bairros mais pobres. No final dessa viagem, trocámos de teleférico e apanhámos outro que nos levou à entrada do parque. Este, por ser principalmente usado por turistas, é um pouco mais caro. 

A viagem de teleférico, por si, já é uma experiência e tanto, com as suas vistas panorâmicas sobre a cidade.

Vista Panorâmica sobre Medellín

Bairro de Santo Domingo visto do Teleférico

Vista Panorâmica sobre Medellín
O parque Arvi é um excelente lugar para se fazerem caminhadas no meio do bosque e também dispõe de equipamentos para se fazerem piqueniques e aproveitar ao máximo a passagem por ali.

Apesar de ser mesmo ao lado da cidade, quando lá chegámos, esquecemo-nos que estamos tão perto uma zona urbana como Medellín. É um excelente lugar para respirar ar mais puro e encontrar um refúgio afastado do movimento caótico do trânsito.

Com o Daniel e a Paula no Parque Arvi

Parque Arvi

Parque Arvi
Guatapé e Piedra del Peñol

Muito perto de Medellín existe uma localidade e um monumento natural que também visitámos. Falo de Guatapé e da Piedra del Peñol.

Dá para visitar ambos os lugares indo de transportes públicos. No entanto nós acabámos por comprar um tour que nos pareceu bastante económico tendo em conta o que oferece. Fizemos a reserva aqui: www.toursguatape.com

Subir ao topo da Piedra del Peñol é uma experiência um pouco exigente. São mais de 700 degraus e lá de cima mas a vista soberba sobre o lago Embalse del Peñol compensa totalmente o esforço. Foi também neste lago que fizemos um passeio de barco que nos permitiu ver a pedra de uma perspetiva diferente.

Piedra del Peñol

Miradouro no Topo da Piedra del Peñol

Embalse del Peñol

Piedra del Peñol vista do lago
Já a visita a Guatapé é muito peculiar pois este é o único lugar (talvez do mundo) onde as casas têm pintados e esculpidos os famosos Zócalos que são umas barras com desenhos coloridos e como motivos alusivos à família que vive naquela casa ou a outras vivências do lugar.






Assim já ficam como uma ideia de como aproveitar a vossa ida a esta linda cidade da Colômbia! :)

Boa Viagem!



0 comentários:

Enviar um comentário