20 de junho de 2016


Mais uma vez deixei um pouco de mim num dos lugares que visitámos. Antígua.

Ficaram lá os meus passos demorados, o meu olhar enamorado pela arquitetura, o meu espanto conquistado pelo vulcão de água, a minha luz que ali brilhou mais por se sentir em casa.


Talvez Antígua tenha sido a primeira cidade da viagem que me fez pensar que poderia viver ali.
Esqueci-me do restante caminho quando lá cheguei e mergulhei num lugar que me pareceu de encanto. Onde o tempo passou mais devagar e a história se acumulou paulatinamente em cada edifício e em todos os recantos.

Na Antígua Guatemala há ruas de calçada, um mercado labiríntico, cheiros a café e a chocolate pelas ruas, igrejas incontáveis e restaurantes para todos os gostos.

Passeámos por lá durante quase uma semana e há lugares e experiências que vou partilhar convosco sob o critério: desfruta da cidade gastando pouco!


Aqui ficam as sugestões:

CONHECE A CIDADE ANDANDO A PÉ
É fácil e seguro caminhar por Antígua. E, de facto, é na sua arquitetura colonial e nas inúmeras ruínas que reside muito do seu encanto.
No posto de turismo consegue-se um bom mapa onde estão referenciadas as principais ruínas, igrejas e museus, bem como outros pontos de interesse. Sem esquecer (claro!) a passagem pelo Arco de Santa Catalina, o ex-líbris da cidade.  





VISITA O MERCADO MUNICIPAL E O MERCADO DE ARTESANATO
O mercado municipal é tão labiríntico que é quase certo que, depois de entrar nos estreitos corredores, nos vamos perder. A primeira vez que lá fomos tivemos de seguir outro casal (que parecia saber para onde ia) para conseguirmos voltar a sair para a rua.
Vale a pena viver a experiência, sentir a agitação, ver a quantidade e diversidade de coisas à venda e até parar num dos comedores para usufruir de uma refeição muito económica.
O mercado de artesanato é mesmo ao lado do mercado municipal e é o lugar ideal para comprar recordações coloridas para a família e amigos, lembrando sempre que tudo se regateia.


  

FAZ UMA PAUSA PARA COMER NO RESTAURANTE RINCÓN TÍPICO
Um excelente lugar para comer. O menu propõe uns 5 pratos diferentes em cada dia. Cada prato custa 30 Quetzal, traz bastante quantidade e o valor já inclui o refresco do dia (do qual se pode voltar a encher o copo as vezes que quisermos).


CAMINHA ATÉ AO TOPO DO CERRO DE LA CRUZ
A caminhada tem a duração aproximada de 20 minutos, desde a praça central. O caminho é fácil, ainda que inclua alguns degraus, e agradável.
Lá de cima a vista sobre Antígua é lindíssima pois vê-se a cidade e o vulcão de água ao fundo.
Apetece ficar por lá algum tempo, em contemplação.
É importante subir num dia de céu limpo para que se consiga ver bem o vulcão.



EXPERIMENTA UMA BEBIDA DE CACAU NA LOJA CHOCOMUSEO
Ir a esta loja pode tornar-se perigoso, no bom sentido. Lá podemos encontrar vários produtos feitos a partir do grão de cacau, desde diferentes bebidas até cosméticos.
A equipa da loja é super simpática e disponível e convida os visitantes a fazer várias degustações gratuitas.
Já na cafetaria podemos pedir uma (ou várias) das muitas opções que têm. Mas é preciso experimentar pelo menos uma bebida de cacau.



APROVEITA PARA VISITAR A CIDADE DA GUATEMALA
De Antígua chega-se facilmente à cidade capital. Basta apanhar um dos autocarros que saem a cada 10 minutos.
Para conseguir um lugar sentado é importante apanhar o transporte na primeira paragem pois os autocarros ficam mesmo muito cheios.
A Cidade da Guatemala não nos pareceu bonita mas é interessante conhecer a Zona 1, a mais central. Lá, encontram-se alguns dos principais monumentos e museus da cidade e há muitos lugares agradáveis e económicos para desfrutar de uma boa refeição.
Na minha opinião a visita faz-se num dia ou num dia e meio já que a cidade convida pouco ao turismo, sendo bastante confusa e poluída.




Hospedagem:
Antígua - Arrendámos um quarto numa casa particular através do AirBnB
www.airbnb.com.gt/rooms/9730276

Cidade de Guatemala - conseguimos hospedagem gratuita numa casa que ficava na Zona 1, através de pessoas que fomos conhecendo durante a viagem.

Transportes Públicos:
Viagem Antígua – Cidade de Guatemala; 10 Quetzal por pessoa
Transmetro (autocarros de muito boa qualidade para circular na Cidade de Guatemala); 1 Quetzal por pessoa, por viagem
Nota: Todos os valores apresentados dizem respeito a maio de 2016.

2 comentários:

  1. You are so thorough in your visits. Making memories. thanks for sharing, some reminders, some new things to experience next time. Maybe see you in October. Oh, I have now joined the rest of our planet....on Facebook.
    Very Best
    Dave Renfrow

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you for your words, Dave 😊
      Hope to see you in south america!!
      All the best!!

      Eliminar