8 de fevereiro de 2016

Até agora, acampámos em 50% das noites que passámos na estrada. 
Dessas, aproximadamente 70 foram passadas em parques de campismo e cerca de 40 noutros locais, maioritariamente no campo (perto da estrada) ou também em terrenos privados, bombas de gasolina, restaurantes e jardins públicos.



No Canadá e nos Estados Unidos ficámos quase sempre em parques de campismo pois existem em muitos pelos os locais por onde passámos. Quase todos os parques são pagos e alguns, com menos serviços, são gratuitos. Hoje, olhando para trás, reconhecemos que poderíamos ter acampado mais vezes fora dos parques, de forma gratuita, como outros viajantes que conhecemos. No entanto, talvez por estarmos no início da viagem não nos sentíamos totalmente confortáveis com esta opção. Já no México praticamente não existem parques de campismo nos lugares que visitámos e optámos por fazer campismo selvagem muito mais vezes.



Consideramos que acampar em parques de campismo é bastante seguro e existe muita informação disponível sobre esta possibilidade. Por isso, neste post vamos escrever sobre as situações em que acampámos fora dos parques, considerando duas opções:
  1.    Acampar COM permissão
  2.    Acampar SEM permissão

Vamos ainda acrescentar um vídeo, que disponibilizámos recentemente na nossa página de facebook – www.facebook.com/tiagoedaninumaviagem – e no qual apresentamos alguns dos cuidados que temos quando fazemos campismo selvagem.

Antes de continuar gostaríamos de lembrar que acampar – nomeadamente fora dos parques de campismo – pode não ser confortável para muitas pessoas. Por essa e outras razões é importante que as dicas que apresentamos sejam entendidas apenas como a partilha da nossa experiência pessoal e não como a “maneira infalível para acampar em segurança”. Defendemos que é que fundamental que cada viajante acampe da forma que considera mais cómoda para si e tendo em conta as suas necessidades pessoais.




Quanto à nossa experiência, aqui ficam algumas notas

1. Acampar com permissão:

Pelo que fomos sentindo durante a viagem, pode pedir-se para acampar em qualquer lugar. Normalmente as respostas são positivas.

Nos Estados Unidos existem muitos locais que são terrenos públicos, aos quais se chama BLM – Bureau of Land Management, onde é permitido acampar.

Por vezes o acesso a estes terrenos faz-se através de portões que estão fechados mas não trancados, nos quais apenas existe um aviso que pede para deixar o portão fechado depois de passar. Ainda nos EUA, existem parques ou jardins públicos onde é permitido acampar. Basta pedir essa informação nos postos de turismo ou esquadra da polícia.

Nas estações de serviço ou bombas de gasolina também se pode pedir para montar a tenda. Nestes locais existem casas de banho e em algumas estações mais completas há também chuveiros (normalmente pagos) que são maioritariamente utilizados por camionistas que fazem longas viagens e pernoitam por ali. Normalmente são locais com algum movimento e barulho durante a noite, o que pode perturbar um pouco o descanso.



Quando perguntámos a proprietários de restaurantes ou terrenos privados se nos deixavam acampar na sua propriedade, tivemos também respostas positivas. Contudo só o fizemos 4 vezes. Em duas dessas vezes fomos convidados para ficar dentro de casa das pessoas e ofereceram-nos fantásticas refeições. Para nós a principal barreira a vencer, nestes casos, é mesmo a timidez ou a vergonha para fazer o pedido.


2. Acampar sem permissão

Quando escolhemos esta opção procuramos ser bastante discretos.

Sempre que possível ficamos em terrenos não vedados que, em princípio, não têm dono. Contudo nem sempre a estrada nos oferece essa hipótese e acabamos por entrar “à sucapa” num terreno privado – normalmente há portões que dão para abrir com facilidade e conseguimos passar. Quando não há portão, ou outra entrada fácil, passamos através das cercas.
Uma vez, em que acampámos num terreno privado (no norte do México) fomos encontrados pelo dono que nos viu pela manhã. Veio ter connosco, com cara de poucos amigos, mas assim que lhe explicámos a situação foi muito simpático e disse para ficarmos o tempo que quiséssemos.



No vídeo, que apresentamos no final do post, referimos 6 aspetos que temos em conta quando fazemos campismo selvagem ou acampamos em locais onde não temos permissão para o fazer. São eles:
  1. Ficar escondido
  2. Utilizar uma tenda verde (ou de outra cor que se misture com os tons do lugar onde se acampa)
  3. Colocar a comida e lixo fora e longe da tenda (para evitar atrair animais para o lugar onde dormimos)
  4. Amarrar as bicicletas (não que tenhamos sentido algum tipo de ameaça mas ficamos psicologicamente mais tranquilos se o fizermos)
  5. Ter comida e água suficiente para cozinhar, beber e lavar a loiça
  6. Ter repelente de ursos (nomeadamente nas zonas onde existem estes animais)

Para além dos cuidados referidos no vídeo, outras aspetos que consideramos são:
  • Acampar sempre antes de escurecer
  • Colocar todo o lixo que fazemos num saco, levá-lo e deixá-lo no próximo contentor adequado
  • Aprender a ficar confortável com todos os barulhos que se escutam durante a noite e que nem sempre conseguimos identificar (com o tempo até os ouvidos mais apurados vão relaxando com esta parte)




(Se não conseguires ver o vídeo, clica aqui:



Esperamos que o post tenha sido útil e ficamos disponíveis para receber os vossos comentários e feedback.


Boas viagens e felizes acampamentos! :)

0 comentários:

Enviar um comentário