26 de julho de 2015

Gostaríamos de começar por dizer que andámos com os níveis de “nervoso miudinho” no máximo, no mês anterior ao início da grande viagem.

A um dado momento ganhámos mais consciência de que estávamos a largar um conjunto de coisas que até há pouco dávamos como garantidas. Fazer uma pausa os trabalhos, deixar a casa, vender os móveis, tratar de uma série de burocracias… Já para não falar de jantares, beijos e abraços de despedida aos amigos e família que íamos deixar de ter mesmo ali ao lado durante algum tempo (ai, como o coração se aperta e fica pequenino).

Estava a chegar o momento. O momento de partir e de deixar uma parte da nossa história para trás, conscientes de que toda uma nova fase estaria para chegar. O que nos trará? Ainda não sabemos…

Ufa! Respirámos fundo e olhámos em frente. A decisão estava tomada e, a não ser que algum de nós fugisse ao chegar à porta de entrada do avião, havíamos de estar dentro de momentos no Canadá.
Assim foi. Depois de muitas emoções vividas no aeroporto da Portela, apanhámos o voo para Toronto e depois para Edmonton onde chegámos a 18 de julho, pelas 9h.

Fomos recebidos com imenso carinho pelo Chris e Michelle, um casal que, tal como nós, faz parte da rede de alojamento gratuito para viajantes de bicicleta, a warmshowers.org. A verdade é que nos facilitaram muito a chegada. Não só nos abriram as portas de sua casa, como nos foram buscar ao aeroporto, acompanharam-nos pacientemente a todas as lojas para comprar material e comida, passearam connosco pela cidade e prepararam-nos deliciosas refeições. Não poderíamos ter recebido melhor acolhimento!

Dia 20, segunda-feira, começamos a pedalar. Pesamos as bicicletas com a bagagem e nem queríamos acreditar. O Tiago transporta cerca de 60 kg (bicicleta + bagagem) e a Daniela, 50 kg (bicicleta + bagagem). Ai, ai, que vamos penar nas subidas… (mas não pensemos nisso agora!).

O Chris pedalou connosco até à saída de Edmonton e, a partir daí seguimos os dois em direção a oeste.




Desde logo começámos a dar-nos conta de como aqui as distâncias entre localidades são muito maiores do que em Portugal. Tudo nos parece longe e, como somos bastante lentos a pedalar, demoramos muito tempo a ir de um ponto a outro.

Durante os 5 primeiros dias de viagem, fizemos um total de 255 km – de Edmonton a Edson, com uma média aproximada de 50 km / dia. Acampámos todas as noites, duas delas em parques de campismo. Ao chegar a Edson, premiámo-nos com uma cama bem fofinha, num Motel, daqueles à beira da estrada, como os que aparecem nos filmes e séries americanos.

Tem sido relativamente fácil a viagem até agora. As estradas são bastante planas, o que nos ajuda a carregar toda esta bagagem.

O que mais nos tem motivado na viagem, para além dos poucos declives, são as bonitas paisagens muito verdes até ao horizonte, o facto de avistarmos bastantes aves (essencialmente rapinas e corvos) e alguns veados (um deles atravessou a estrada mesmo à nossa frente) e a simpatia e gentileza das pessoas que nos abordam para saberem o que andamos a fazer.

Podemos dizer que começámos bem e continuamos motivados. Depois de descansarmos um dia em Edson, vamos continuar em direção a Jasper, um parque natural que todas as pessoas nos dizem ser muito bonito. Já fica na zona das Montanhas Rochosas e, por isso, já vamos encontrar uns desafios maiores no que diz respeito a subidas inclinadas.


De Jasper, continuamos em direção a Banff. Estamos muito curiosos com essa estrada pois toda ela fica em pleno parque natural e vai decerto presentear-nos com bonitas paisagens!!

0 comentários:

Enviar um comentário