30 de julho de 2013

O objetivo da viagem "América a Pedal" foi surgindo devagarinho.
Uma das pessoas que mais nos tem inspirado é o Idílio Freire que também fez a viagem "Inuvik - Ushuaia", em 2010 / 2011.

Vimos uma reportagem sobre a viagem do Idílio, na revista Ginko, em dezembro de 2011.

Gostámos muito daquelas 5 páginas recheadas de fotos e com sabor a aventura. Ficámos fascinados com o passeio e com as peripécias, mas não pensámos logo que também gostaríamos de fazer uma viagem assim.

Foi mais tarde que a ideia amadureceu.

O Tiago já anda de bicicleta regularmente há cerca de 10 anos. Utiliza-a como meio de transporte para o trabalho (todos os dias), faz passeios de BTT e já participou em várias maratonas.
Eu (Daniela) aprendi a andar de bicicleta em criança, tal como o Tiago. Mas, depois disso, as duas únicas vezes que utilizei este meio de transporte foi num fim de semana em Amesterdão e num passeio breve em Montevidéu.
Acrescento ainda que, no momento em que decidimos que faríamos a América a Pedal, nem sequer tinha bicicleta.

Já com esta descrição podem perceber a assimetria que nos caracteriza, enquanto ciclistas!! Mas tudo tem solução!


Decidimos pensar num plano e executá-lo.

Primeiro procurámos algumas referências, de outros viajantes de bicicleta.

Falámos com o Idílio que, com toda a paciência e simpatia nos falou da sua experiência e respondeu a todas as nossas questões.

Percebemos que tipo de bicicletas podem ser mais adequadas para este tipo de viagem, quais os principais cuidados, o que caracteriza cada país, etc...
Tiago e Idílio por entre mapas e fotos   
Acabámos por ficar com os nossos níveis de entusiasmo reforçados e ainda com mais vontade de avançar.

Para saberem mais sobre a viagem do Idílio visitem o blog bacalhaudebicicletacomtodos.blogspot.pt/.


Outros viajantes que temos acompanhando são o Pedro e a Sara, que decidiram fazer uma Lua de Mel, de Boston até Ushuaia (vejam o www.nosdebina.com).

Não tivemos o gosto de os conhecer pessoalmente mas vamos lendo todos os seus posts, desde que iniciaram a viagem, em maio de 2013.

Para terminar, houve mais um casal que nos fez continuar a alimentar a ideia. O Rafael e a Tanya, que fizeram a EURÁSIA - a aventura que os levou de Ovar, até Macau. Acedemos aos seus registos de viagem aqui www.2numundo.com e vamos acompanhando o que continuam a fazer pelo facebook.


Todos estes viajantes relatam experiências diferentes e únicas, nas quais se percebe que a viagem depende muito de quem a faz. Também nós, estamos a começar a traçar este caminho que terá algumas etapas intermédias, antes de avançarmos para o objetivo de atravessar o continente americano.


Para os mais incrédulos, posso assegurar que já tenho uma bicicleta e que já pedalo uns Kms seguidos, dentro e fora de Lisboa. Faço os meus treinos de corrida, todas as semanas e um esforço considerável para fortalecer as pernas.

Em Monsanto - Treino de Subidas
O nosso próximo objetivo intermédio, é fazer o Caminho de Santiago entre Porto e Santiago de Compostela, a partir de 16 de agosto.
Já fizemos duas vezes o Caminho de Santiago, a pé. A primeira vez desde Valença, pelo caminho português e a segunda, desde Sarria, pelo caminho francês. Em ambas as vezes caminhámos cerca de 120 kms, em aproximadamente 5 dias.
Agora, queremos testar-nos a fazer um percurso um pouco mais logo e de bicicleta para ver como nos saímos. Daremos aqui notícias sobre o nosso passeio!

Terminamos o post de hoje com uma foto que tirámos em Ushuaia, em Outubro de 2012.

Simboliza o ponto onde queremos chegar com a América a Pedal, em final de 2016 ou início de 2017.
Esta é meta: o final da "Ruta Nacional n.º 3", no Parque Nacional da Terra do Fogo.


Tiago e Daniela no Parque Nacional da Terra do Fogo - Ushuaia (Outubro de 2012)







2 comentários:

  1. Olá. Gostei muito do vosso blog. Queria perguntar que bicicleta levaram para as vossas viagens e na vossa opinião que características essenciais deve ter uma bicicleta para viagens maiores. Pergunto isto porque a minha mulher tem uma da decathlon e o material não é grande coisa. Já temos feito alguns passeios de vários dia por Portugal mas gostávamos de alargar horizontes aos poucos.. obrigado. Rodrigo e Catarina (rodrigocantomoniz@gmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigo e Catarina! Agradecemos o comentário que nos deixaram 😊
      As nossas bicicletas são da Thorn, uma empresa inglesa. Comprámos pelo site deles.
      Pelo que pesquisámos e também pelo que conversámos com outros viajantes as palavras chave na escolha da bicicleta são - simples e robusta.
      O grau de simplicidade depende do lugar para onde vais. É importante prever a substituição de peças pelo caminho... Por exemplo nós escolhemos roda 26 pois é mais comum e travões v-break pela mesma razão. Por outro lado quanto menos coisas a bike tiver que se possam estragar melhor 😊
      Já a robustez tem a ver com o quadro para aguentar peso da bagagem e os solavancos do caminho. O das nossas bicicletas é de aço. Torna-as mais pesadas mas mais resistentes e se eventualmente se partir também dá para soldar facilmente.
      Sugerimos que nos enviem mail para americaapedal@gmail.com outras perguntas que tenham. Com todo o gosto, respondemos! 😊
      Abraço e voto de boas viagens!!

      Eliminar